Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Atibaia / SP

Você está aqui: Home / Colunistas / Empreender / Trabalhe 4 horas por semana
Atualizado


Trabalhe 4 horas por semana

Já começo adiantando que o título do texto não é de minha autoria e sim do jovem célebre Timothy Ferris, autor do livro com esse título.


Há mais de dois anos, fui informado da existência de um livro, que dava dicas de como trabalhar menos e ainda assim obter mais ganhos ou comprometer o resultado final.


Recentemente, depois de completar 8 anos de experiência como um administrador de empresas, resolvi ler o tão recomendado livro e ver o que poderia absorver desse conteúdo.


2016 tem sido um ano cheio de desafios para mim. Além de abrir uma nova empresa, comecei minha carreira como palestrante, recebi a honorável nomeação como diretor do Instituto Brasileiro de Líderes e acima de tudo isso a necessidade de conciliar tudo isso com a vida de pai.


A necessidade de diminuir minha carga de trabalho me forçou a iniciar essa leitura, que confesso estar arrependido de não ter feito antes. O livro retrata a história do próprio autor que conseguiu obter o êxito de trabalhar 4 horas por semana e mesmo assim conseguir resultados melhores do quando trabalhava 8 horas por dia.


Mas como conseguir alcançar este sonho de todo brasileiro?


Ferris defende que grande parte do tempo que gastamos no trabalho é tempo inútil. Desde aqueles minutos que você gasta vendo o facebook ou whatsapp, os 5 minutos que usa para tomar um café ou o tempo que usa para responder um grande número de e-mails.


Outra ressalva que Tim faz no livro é que o ser humano tende a “enrolar” ou “empurrar com a barriga” tarefas que ele considera enfadonha. Por exemplo organizar aquela gaveta que está há anos bagunçada, ou fazer o fechamento financeiro no fim do mês. Ao arrastar tarefas, nós acabamos entrando em uma espiral crescente onde você chega em seu posto de trabalho com uma lista de 5 coisas para resolver no dia, trabalha o dia inteiro e no fim do período você não fez nenhuma daquelas tarefas, gastou seu tempo resolvendo outros problemas e acaba deixando 8 ou 9 coisas importantes para o dia seguinte.


O autor defende também que existem pessoas, especialmente líderes, que tendem a centralizar decisões e perdem muito tempo em coisas que poderiam ser feitas por outros. Ele defende que delegar é necessário. Existe um exemplo que Tim dá no livro:


“Dê-lhes regras (se... então...) para resolver todos os problemas, exceto os maiores. Dê-lhes a liberdade de agir sem sua interferência, estabeleça os limites por escrito e enfatize por escrito que você não ajudará com problemas cobertos por essas regras. No meu caso particular, todos os terceirizados têm o poder de resolver a seu critério qualquer problema cuja resolução custe até 400 dólares.”


Ele conta que ao delegar decisões cuja solução custe menos que 400 dólares, ele conseguiu obter tempo para pensar e decidir coisas de maior importância.


Outra dica do autor é terceirizar trabalhos manuais. Para mim foi uma das dicas mais interessantes, pois através dela, descobri o “Personal Assistant”. Empresas ou pessoas que cobram para fazer trabalhos do dia-a-dia. Como exemplo, contratei um assistente para procurar e enviar mensagem a 30 gerentes de magazines nos EUA para convidá-los para entrevistas de uma pesquisa que estou realizando.  Paguei 5 dólares e no dia seguinte já tinha todos contatos enviados e algumas respostas em minha caixa de e-mail. Por míseras “5 pratas” consegui economizar algumas horas do meu trabalho que com certeza é muito mais cara.


O livro usa muito o conceito “Máquina automática de vendas” e ensina passo-a-passo como usar a internet para vender um produto ou serviço sem trabalhar exaustivamente para isso.


É claro que não é fácil chegar ao apogeu deste sistema sem trabalhar. A realidade que Ferris traz parece utópica e muitas das suas dicas não se aplicam em nosso país tupiniquim, porém para mim é indiscutível que sua leitura traz reflexão da vida que vivemos, ela dá um tapa em nossas caras ao acertar em cheio práticas que fazemos em nosso dia de trabalho e revela que há maneiras de melhorar nossa qualidade de vida seguindo algumas pequenas práticas.


 


Seja você um jovem estudante que ainda não ingressou no mercado de trabalho ou um senhor que já está à beira da aposentadoria, leia este livro com a mente aberta e tenho certeza que irá tirar boas lições e torço que assim como eu, consiga aplica-las em sua vida.



Fonte: Douglas Carvalho

Deixe seu comentário

Você está em Atibaia / SP
Portal Atibaia
Unidade Atibaia, SP


Portal da Cidade Atibaia LTDA - 24.455.443/0001-35
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®