Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Atibaia / SP

Você está aqui: Home / Colunistas / Empreender / 2 Grandes dicas para quem quer ser empreendedor de Sucesso
Atualizado


2 Grandes dicas para quem quer ser empreendedor de Sucesso

Empreendedor. A palavra está na moda. Empreender é um verbo que até pode ser um estilo de vida para algumas pessoas. Nos EUA é um status muito respeitado. O termo, apesar de estar sendo amplamente utilizado, é um pouco confuso e talvez usado de maneira errônea. Hoje se vê muitas páginas de Facebook com esta famosa tag abaixo do nome. Eu mesmo a uso na descrição da minha fanpage, pois é muito difícil explicar tudo que faço profissionalmente.


Ser empreendedor é mais fácil do que você imagina. Creio que todos são um pouco. Talvez da mesma maneira que todos são fotógrafos hoje em dia. Empreender é o ato de criar coisas, buscar novas maneiras e gerar novos resultados. O empreendedor é capaz de tomar iniciativas, usar a inteligência ao seu favor e se possível a favor das pessoas ao seu redor.


Um empresário é empreendedor. Um Youtuber é um empreendedor. Sua vizinha que resolveu pintar as unhas das amigas do clube para poder ganhar uns trocados também é empreendedora. Um trabalhador que tem a iniciativa de fazer um curso ou treinamento que traga mais resultados para a empresa a qual trabalha, também é um empreendedor e por aí vai.


Por outro lado, se tornar um empreendedor de sucesso é um processo difícil e requer grandes habilidades, geralmente um empreendedor tem que ser uma pessoa capaz de administrar várias tarefas ao mesmo tempo e dedicar muito esforço em seus projetos, porém entre todas características que vejo necessárias para essa profissão, creio que posso reduzir e categorizar duas características que um empreendedor deve ter. Hoje uso estas características como motto do meu dia-a-dia:


Menos iniciativa e mais “acabativa”


 


Quantas vezes você já iniciou um projeto? Emagrecer, aprender inglês ou começar a praticar um esporte? O ser humano COMUM é expert em iniciar novos planos, veja no dia 1 de janeiro quantas pessoas dizem que aquele ano será diferente e em março ou abril já desistiram de tudo que havia programado.


Eu costumo dizer a seguinte frase: “Fechamos uma porta antes de abrir a próxima”, ou seja, só irei começar um novo plano se concluir o anterior. Eu tinha um professor na faculdade que uma vez disse essa inteligentíssima frase: “Essa pessoa tem muita iniciativa e pouca acabativa”. Foi lembrando dela que não desisto dos projetos que inicio.


 


2 – Você é a média das 5 pessoas que mais convive.


Você é influenciado 24h por dia. Preste muita atenção em quais são as pessoas que estão ao seu lado. Tente cercar-se de pessoas inteligentes, empenhadas, focadas e trabalhadoras. Monte seu grupo de ídolos e absorva o que eles têm a oferecer. Busque boas referências para seguir no Instagram, Facebook ou Snapchat, eu sigo e aprendo todo dia coisas novas. Deixe de seguir quem te leva para baixo, quem não tem metas ou planos para a vida, quem vive só de piada ou bagunça. Estas pessoas abaixarão a sua média.


Existe um fenômeno chamado “efeito manada”. Este fenômeno pode ser entendido através de um programa que o Silvio Santos apresentava em seu canal, fazendo uma pergunta para um grupo de pessoas e dando 2 opções de resposta. Cada um tinha a liberdade de fazer sua própria escolha, mas o que se via, é que muitos iam para a opção que estava mais cheia, ou seja, agiam influenciados pelas pessoas ao lado. Pense bem nisso e faça suas escolhas.


Dica Bônus: Consumimos informação todos os dias, eleja quais são as mais produtivas e reflita em algum momento, sozinho. A reflexão é necessária em todos âmbitos da nossa vida.



Fonte: Douglas Carvalho

Deixe seu comentário

Você está em Atibaia / SP
Portal Atibaia
Unidade Atibaia, SP


Portal da Cidade Atibaia LTDA - 24.455.443/0001-35
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®