Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Atibaia / SP

Você está aqui: Home / Colunistas / Vida com sucesso! / Pai é aquele que Provê
Atualizado


Pai é aquele que Provê

Todo privilégio traz consigo uma grande responsabilidade.


Não existe prazer sem dever.  Gerar um filho é fácil, até os adolescentes e jovens são capazes de fazer isso. Porém, criar um filho depois que nasceu não é tarefa fácil. É algo reservado apenas para aquele que é homem com H maiúsculo e assume a responsabilidade de se tornar P A I com letra maiúscula.


 


PAI é aquele que Provê.


Segundo o dicionário, Provedor é “Aquele que provê ou que muni, fornece, abastece o que é necessário”.


 


Com o nascimento do seu primeiro filho, você é promovido ao status de pai.  Seu nome sempre estará atrelado ao nome de seu filho em todos os seus documentos, começando com a Certidão de Nascimento, e acabando com o Atestado de Óbito.


 


Para a criança o pai é o Papai Noel!


A linguagem de amor das crianças é ganhar presentes. A criança se sente motivada quando recebe um presente, não importa o tamanho ou o valor dele.


É impressionante o poder de influência que a mídia tem sobre as crianças. Os produtos oferecidos nos comerciais de TV tornam-se verdadeiras febres de consumo, e quem sofre com isso são os pais, que acabam pagando a conta.


Muitos anos atrás, o comercial “Quero minha Caloi!” tornou-se uma expressão popular para todos os tipos de produtos.


Lembro-me de ter usado essa frase com meus pais, porém naquele ano, meu “papai Ma-noel” (nome do meu pai) estava meio apertado, então tive que me contentar com uma bicicleta Monark... usada.


Sustento


Uma das principais responsabilidades do pai é sustentar a casa. Como se diz popularmente: “trazer para casa o leitinho das crianças”. 


Apesar da mãe amamentar a criança durante o primeiro ano de vida, suprir a alimentação da família é uma causa nobre e digna que repousa sobre os ombros do pai.


Proteção


A outra responsabilidade do pai é a de proteger a família, provendo um ambiente seguro e saudável para o crescimento dos filhos. O pai sempre está de olho no que acontece: possíveis riscos de acidentes, roubos, quedas, choques, incêndios, animais, répteis, insetos e intrusos. Como Chefe de Segurança, o pai zela pelo bem-estar de todos, tanto em casa como no carro, no ônibus, no avião ou onde quer que seja.


 


Para os adolescentes o pai é o caixa eletrônico.  Pai ATM.


À medida que os filhos crescem e tornam-se adolescentes, as despesas com a escola, com a alimentação, com a conta de água e luz também crescem de forma assustadora.


Como meus pais sofreram quando meu irmão, Paulo, e eu entramos na adolescência! Lembro-me que o Paulo, depois de comer um prato de “caminhoneiro,” arrematava o almoço tomando um litro de leite. Parecia um bezerro!


Educação


 


“O fato do homem ser o provedor do lar não o isenta das suas responsabilidades de educador dos filhos.” Mário K. Simões


 


A educação informal e familiar é compartilhada e equilibrada entre o pai e a mãe. Talvez você não tenha muito tempo para estar com seus filhos, porém pode se esforçar para dar qualidade de tempo com todos juntos ou com cada um individualmente.


 


Feliz Dia dos Pais!


 


Um grande abraço e muito sucesso!


 


Mário K. Simões


Escritor e Palestrante Internacional


 


**BAIXE GRATUITAMENTE o e-book “O Privilégio de ser Pai!” através do site: www.mariosimoes.com


 


 



Fonte: Mário K. Simões

Deixe seu comentário

Você está em Atibaia / SP
Portal Atibaia
Unidade Atibaia, SP


Portal da Cidade Atibaia LTDA - 24.455.443/0001-35
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®