Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Atibaia / SP

Você está aqui: Home / Colunistas / Mercado de Trabalho, Carreira e RH / Os erros mais comuns de um chefe
Atualizado


Os erros mais comuns de um chefe

Para ser um bom chefe, mais do que assumir o controle da equipe e ter uma postura de autoridade, é necessário saber como conduzi-la, enxergando quais são as principais habilidades de cada funcionário, estimulando-as. Isso é fundamental para manter a energia da equipe, tornando-a mais motivada. Contudo, nem todos os chefes conseguem liderar de uma forma enérgica, em todos esses anos atuando em Recursos Humanos, já tive de intermediar, aconselhar e alinhar diversos tipos de líderes, alguns “tem remédio” outros não, mas sempre podemos melhorar nossa capacidade de liderar, eu mesmo me policio muito e tento sempre aprender técnicas novas.


Pensando nisso, listei os 4 erros mais comuns cometidos na rotina de um líder e observados por mim nesses 22 anos de atuação em RH. Confira abaixo e veja como evitá-los:


 


1 - Não compartilhar sua visão com a equipe


Como chefe, uma das suas principais funções é estabelecer o principal objetivo que deve ser alcançado na empresa, deixando claro à equipe quais são os seus principais planos para o futuro da companhia. Você deve compartilhar suas metas e projeções, pedindo opiniões e sugestões aos funcionários. Isso pode aumentar a motivação de todos, facilitando o trabalho em conjunto.


 


2 - Ter um comportamento muito inconstante


É normal sentir-se mais desanimado em certo dia da semana, principalmente por causa do cansaço acumulado. Entretanto, é importante entender que, como líder, é necessário servir de inspiração, motivando e dirigindo a sua equipe, além de estimular a autoestima dos funcionários. Apresentar um comportamento inconstante, com mudanças muito bruscas de humor,pode afetar diretamente quem trabalha com você. Lembre-se de que a sua energia será transmitida aos seus colegas de trabalho.


 


3 - Não dar folga quando possível


Um dos principais erros que alguns chefes costumam cometer é não permitir aos seus funcionários tirarem folga quando possível. Trata-se de um equívoco achar que, fazendo isso, a produtividade aumentará. Pelo contrário: uma pessoa cansada pode desmotivar a equipe inteira, prejudicando o desempenho geral da empresa. Procure conversar com os seus funcionários e tente estabelecer uma rotina de trabalho mais flexível. Você pode estabelecer um “day off” por mês, caso determinada meta seja cumprida, por exemplo.


 


4- Não ter proximidade com a equipe


Como um líder, é fundamental construir uma relação de proximidade com os funcionários. Atitudes simples, como nunca deixar de cumprimentar sua equipe ou chamar os colegas individualmente para fazer um feedback pode mostrar o quanto você valoriza as pessoas com quem trabalha. É fundamental ouvir o que elas têm a dizer, dando conselhos e pedindo sugestões. Mostre o quanto você se importa com o seu time.


 


Observe esses itens e torne-se um líder melhor!


 


 



Fonte: André Mancuso

Deixe seu comentário

Você está em Atibaia / SP
Portal Atibaia
Unidade Atibaia, SP


Portal da Cidade Atibaia LTDA - 24.455.443/0001-35
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®